14 de jan de 2011

Papa João Paulo II será beatificado no dia 1º de maio



A beatificação de João Paulo II está confirmada e ocorrerá no dia 1º de maio. O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta sexta-feira, quando o atual papa, Bento XVI, promulgou decreto reconhecendo um milagre pela intercessão de seu antecessor. A beatificação será feita em tempo recorde - normalmente, o Vaticano leva cinco anos só para começar todo o processo. Quando João Paulo II morreu, uma multidão reunida na Praça de São Pedro para os funerais gritava: "Santo já, santo já".

O tempo mais curto para promulgar o decreto tratando do milagre foi justificado, em comunicado do Vaticano, pela "imponente reputação de santidade da qual gozava o papa João Paulo II durante sua vida, em sua morte e depois de sua morte". O caso foi levado à comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos nesta semana. O milagre foi aprovado pela comissão.

O processo de beatificação é a última etapa para que Karol Wojtyla - que morreu em 2005 após um pontificado de 27 anos - passe a ser reconhecido santo pela Igreja Católica. A ele é atribuída a cura de uma freira que sofria de Parkinson, doença degenerativa. A religiosa conta que ela e uma amiga pediam a João Paulo II o milagre, que teria ocorrido dois meses após sua morte. A canonização requer a ratificação de mais um milagre.

(Com agência France-Presse)