21 de nov. de 2010

Vaticano diz que ‘Harry Potter’ é "tenebroso"


O Vaticano considera ‘Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 1’, que estreia esta semana em todo o Mundo, um filme "tenebroso e pessimista" e com falta de humor.


Segundo o site CMjornal, a rádio oficial da Santa Sé lamentou esta quinta-feira a estreia de um filme cujos protagonistas, os personagens Harry Potter, Hermione e Ron, estão demasiado "sozinhos e assustados para fazer frente aos inimigos"


"O último capítulo cinematográfico da saga mágica está repleto de um profundíssimo pessimismo, de uma espessa obscuridade e de falta de humor. Não tem jogos, não existe camaradagem nem surpresas divertidas", refere o crítico de cinema do Vaticano, Luca Pellegrini.

O órgão de informação defende, em contraponto, que é preciso recuperar "os sentimentos e as virtudes em sintonia com o coração humano".  

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Vaticano critica a saga escrita por J.K. Rowling. Em Janeiro de 2003, o então cardeal Ratzinger (Atual Papa Bento XVI) era citado pelo diário L'Osservatore Romano dizendo que esta série "corrompe a alma dos jovens cristãos antes mesmo de estar completamente formada".


PAX et GAUDIUM