16 de set. de 2010

Juventude Santa

Hoje em dia estamos vivendo um tempo de tensão com a juventude, como diz o poeta: “A juventude plena e sem planos… se esvai”. A Juventude vive uma plenitude inteiramente voltada para as drogas ilícitas, o álcool, o cigarro, etc. Vivem sem planos, Jovens que não conseguem mais comprometerem-se com nada, tudo é levado pela moda que pouco a pouco o envolve em cada temporada. E em consequência disso, se esvai. A nossa Igreja, Santa e Católica diz no documento Gaudium et spes (Alegria e Esperança) que: “Sem o Criador, a criatura se esvai” e ainda mais Jesus nos fala em João 15,5: “sem mim nada podeis fazer”.

Em contrapartida, há uma juventude santa que se levanta nesse tempo, com a intercessão de Nossa Senhora e pela Graça do seu Filho Jesus, almejando o surgimento de santos irrepreensíveis (Efésios 1,4). Em Joel 3,5 diz: “Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto”. Haverá o resto e o resto vai fazer a diferença! Faça a diferença, na sua casa, universidade, escola, trabalho, amizades. Faça a diferença. Ser um jovem de Cristo é ser diferente, é buscar as coisas do alto (Colossenses 3,1), é dizer sim para as coisas de Deus e não para as coisas do mundo. Nosso amigo Dunga disse em alto e bom som: P-H-N (Por Hoje Não), por hoje não peque, por hoje não brigue, por hoje não beba, por hoje não se drogue. E o amanhã? Amanhã será um novo dia e terá as preocupações próprias do amanhã. Viva o hoje! Pois é hoje que Deus quer que você faça a diferença, sabe por quê? Porque você é a diferença.

Espero que esse blog seja um crescimento formativo e espiritual para os jovens católicos, busquem sempre mais aprender sobre a nossa Igreja. Desejo com alegria que não morra em nós a força de sermos santos. Ore, persevere, lute, porque nossa Igreja é feita de santos e pecadores. Despeço-me de todos com uma frase do Papa João Paulo II: “Santo, não é aquele que não erra. Santo, é aquele que ao errar estende a mão à misericórdia divina e se ergue”

“Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente.” (Filipenses 3,16)

Pax et Bonum!

Att,
Jorge Luis